SEJA BEM VINDO!!! MARHABAN!!!

LIVROS DE DANÇA

Nessa página você encontra algumas indicações de livros que falam sobre Dança. A maioria deles fazem parte do meu acervo, alguns me emprestaram... Só posso dizer que vale muito a pena ler. 


A DANÇA Klauss Viana
Em colaboração com Marco Antonio de Carvalho
(Summus Editorial)


Bailarino, coreógrafo e professor, Klauss Viana foi pioneiro no estudo do movimento e na conceituação de um trabalho corporal capaz de exprimir o universo interior dos dançarinos, atores e pessoas em busca de crescimento.

 Neste livro são apresentadas suas experiências e as idéias que fizeram dele uma referência no universo da Dança no Brasil.


ADEUS, CHINA O Último Bailarino de Mao
Li Cunxin
(Editora Fundamento)


Em um vilarejo desesperadamente pobre do nordeste da China, um jovem camponês está sentado em sua velha e frágil carteira escolar, mais interessado nos pássaros lá fora do que no Livro Vermelho de Mao e nas nobres palavras nele contidas. Naquele dia, porém, homens estranhos chegam à escola - os delegados culturais de madame Mao. Estão à procura de jovens camponeses que, depois de receberem a formação necessária, possam tornar-se os fiéis guardiães da grande visão de Mao para a China.

O garoto observa um dos colegas ser escolhido e levado para fora da sala. A professora hesita. Deve ou não deve? Quase desiste. Mas, afinal, no último momento, toca no ombro do oficial e aponta o garoto miúdo. "Que tal aquele?", ela pergunta.

Em um único momento, a possibilidade mais remota mudou de modo indescritível o curso da vida de um garoto. Ele faria parte de algumas das maiores companhias de balé do mundo. Um dia seria amigo do presidente e da primeira-dama, de astros do cinema e das pessoas mais influentes dos Estados Unidos.

Seria uma estrela: o último bailarino de Mao, o queridinho do Ocidente.

Esta é a história de Li Cunxin - uma narrativa que poderia ter desaparecido, como as vidas de outros milhões de camponeses, em meio à revolução e ao caos. É uma história de coragem, de amor de mãe e do anseio por liberdade de um jovem. O relato belo e precioso de uma vida inspiradora contado com honestidade.

Noite de autógrafos com Li Cunxin
"Veja o Trailer do filme que fizeram baseado no livro. Agora é só esperar chegar no Brasil"




ANA BOTAFOGO Na ponta dos Pés
Baseado em entrevistas para Leda Nagle e Dalal Achcar
(Editora Globo)


A Trajetória de uma Estrela

[...] com grande prazer, dou boas vindas a este livro, no qual nossa querida amiga, a primeira bailarina brasileira Ana Botafogo, nos brinda com detalhes de sua vida e de sua poética dança.

Alícia Alonso

"Além do livro ser muito bom, vem com um CD de aula de ballet maravilhoso.
Assista abaixo uma apresentação dela em 2009, na novela Viver a Vida da Rede Globo."  




CURSO DE BALÉ Royal Academy of Dancing
Prefácio de Dame Margot Fonteyn de Arias
Guia ilustrado para aprender balé
Livraria Martins Fontes Editora Ltda


Este é um livro para todas as pessoas que estudam balé, e tem o objetivo de ajudá-las a aproveitar ao máximo suas aulas. Elaborado pela Royal Academy of Dancing - a maior e mais conhecida organização de ensino de balé do mundo -, Curso de Balé tem centenas de ilustrações e instruções claras e detalhadas para mostrar como devem ser feitos os exercícios aprendidos em aula.

Trabalha com exercícios selecionados de todos os níveis, desde o pré-primario até o quinto grau (Sênior), descrevendo minuciosamente cada movimento e chamando atenção, através de lembretes especiais, para os problemas e dificuldades mais comuns.

Também há recomendações para os pais, sobre os cuidados na escolha de uma escola de balé ou na compra das roupas especias - particularmente das sapatilhas.

Curso de Balé será de grande ajuda em todas as fases da grande aventura de aprender a dançar.


DANÇANDO EM MEU TÚMULO
Gelsey Kirkland com Greg Lawrence
(Rio Fundo Editora)


À luz das pressões que Kirkland enfrentou como bailarina, complicadas pelas inseguranças da sua vida pessoal, não é de surpreender o seu caminho de autodestruição. Apoiada por aqueles que tinham interesses financeiros nas suas apresentações, Kirkland conviveu com a cocaína durante três anos, drogando-se durante dias seguidos, mas dançando espetacularmente. Somente depois de seis espasmos cerebrais, e com o apoio de um novo amante (agora seu marido, e co-autor deste livro, Greg Lawrence), foi que Kirkland conseguiu vencer a sua dependência e abandonar temporariamente o mundo do balé.

Como autobiógrafa, Kirkland tende a culpar os outros por seus erros, detendo-se nas injustiças do balé sem explorar inteiramente o próprio papel no seu destino. Porém, como comentadora, Kirkland é excelente, desmascarando as muitas indignidades enfrentadas pelo dançarino na tentativa de ser um artista. O livro é uma visão penetrante da vulnerabilidade do temperamento criativo e da exploração e dor que podem resultar.

Dançando em Meu Túmulo promete estremecer os alicerces do mundo do balé. A história de Kirkland mudará o modo que encaramos a vida romântica do balé com suas poses delicadas e graciosas. Enquanto uma Gelsey Kirkland mais madura e confiante se preparava para um retorno aos palcos, ela nos força a ver que é uma das poucas pessoas de sorte a sobreviver à dança com dignidade.

"Veja Gelsey Kirkland e Mikhail Baryshnikov dançando The Nutcracker. Na época eles foram mais do que Partners"




DANCE E RECRIE O MUNDO A Força Criativa do Ventre
Lucy Penna
(Summus Editorial)


Um ensaio original sobre o significado da serpente como símbolo da vida e da regeneração; sobre sua manifestação no inconsciente e nas tendências contemporâneas do homem e da mulher.

A imagem da serpente como Deusa ou Mãe data do Neolítico, onde essa divindade exercia um enorme poder: era considerada doadora da vida, dona da sabedoria e da clarividência, senhora e guardiã da água e do leite da vida. Sua cor escura, freqüentemente associada às suas imagens, não significava o mal e sim a fecundidade. Este e outros significados da Deusa-Serpente foram modificados pela cultura indo-européia nos últimos 20 séculos, resultando na incompreensão dos aspectos de morte e regeneração associados a ela.

Com força e clareza Lucy Penna analisa o processo de redescoberta espontânea do poder Divino feminino na alma de homens e mulheres, facilitando a compreensão de importantes desafios sociais: o controle da natalidade, o mito do erotismo e a espiritualidade.


DICIONÁRIO DE BALLET
Madeleine Rosay
(Editora Nórdica)


Madeleine Rosay pertence à história da nossa dança. Um capítulo inteiro ou vários capítulos são seus. Depois de haver sido uma de nossas primeiras bailarinas - de muita sensibilidade e técnica perfeita - tornou-se uma das nossas mestras mais importantes, orientando, ensinando, aperfeiçoando os conhecimentos de suas irmãs mais jovens na sua arte que é a própria poesia em gestos.

Madeleine Rosay escreveu este Dicionário de Ballet que será extremamente útil aos que se devotam ao Ballet, profissionais ou amadores, residentes nos grandes centros urbanos ou em rincões longínquos.

Escreveu de maneira especial, sua própria vida, sem querer. Porque nestas páginas há a presença de sua experiência, do seu aprendizado artístico, do seu constante empenho para não apenas servir com o melhor de si mesma à sua arte, mas também torná-la ao alcance de todos.


Paschoal Carlos Magno


DIREÇÃO E PREPARAÇÃO ARTÍSTICA
Jorge Sabongi e Débora Sabongi


Este livro escrito inicialmente para o mercado de Dança do Ventre é uma ferramenta fundamental para todos aqueles que atuam ou pretendem atuar no mundo das artes cênicas.

Um guia, um manual, um auxiliar técnico com muitas lições para a vida do artísta, garimpados pela experiência do economista Jorge Sabongi em suas três décadas a frente da Khan el Khalili, que instituiu a Dança do Ventre como "arte" desde 1982.

Não se prende a dados históricos ou conceitos polêmicos, mas sim, sugere novas ideias para a compreensão, renovação e ampliação deste mercado nas próximas décadas. Apresenta o desenvolvimento da técnica cênica de forma inédita, com centenas de informações preciosas, e principalmente, do que ele chama de "tripé da dança árabe" - técnica, estética e emoção - através de mecanismos que facilitam o aprendizado e aplicação deste método para aprendizes, bailarinas e professoras, fatores nunca antes estudados em conjunto na prática.

O que uma bailarina levaria anos para aprender, agora ela tem a sua disposição em diversos exercícios dinâmicos que vão abrir seus horizontes. Tudo isso em coautoria com sua esposa, a bailarina e administradora de empresas Débora Sabongi. Uma visão amplificada deste universo que cresce em condição exponencial nas últimas décadas por todos países do mundo.

Noite de Autógrafos com Jorge Sabongi e Débora Sabongi


NOVO DICIONÁRIO DE BALLET
Anna Pavlova
(Editora Nórdica)


No ballet, a maios parte dos termos técnicos são mencionados em francês. Por isso, para os alunos e alunas, as primeiras aulas teóricas ou práticas podem se tornar um paredão por desconhecimento da língua francesa.

Mas aquilo que parece uma dificuldade maior - e que este dicionário pretende amenizar - acaba se transformando em uma facilidade maior, pois durante a evolução da sua educação ou até mesmo da sua carreira, quando deseja e pode dirigir o seu aprendizado para o exterior, todos poderão seguir as aulas ou os comandos dos ensaios, por que a língua usada continuará a ser o francês. Os professores em qualquer parte do mundo, usam os mesmos termos em francês. Isto é, o francês é a lingua internacional do ballet.

Além disso, este novo dicionário apresenta uma longa série de ilustrações que acompanham os principais termos usados no ballet e começa com a ilustração das principais posições codificadas dos pés, dos braços, do corpo e das direções ou alinhamento do corpo na sala ou no palco.

Este novo dicionário inclui, também, um resumo da história do ballet clássico e dos principais nomes do Brasil e do mundo que fizeram parte dessa História.

Finalmente, devemos acrescentar que este novo dicionário de forma alguma substitui o professor ou a professora de ballet, figuras que merecem todo nosso respeito e que, na maioria dos casos, constituem autênticos modelos de dedicação à arte suprema da dança.


 Anna Pavlova

"Veja Anna Pavlova dançando A Morte do Cisne, ballet pelo qual ela ficou consagrada."






NUREYEV Uma Biografia
Peter Watson
(Jorge Zahar Editor)


Talvez o maior bailarino que o mundo já conheceu, Rudolf Nureyev foi também o mais enigmático. Nesta primeira, e bem documentada, biografia desde sua morte por AIDS em 1993, Peter Watson explora a fundo a vida pública - e a intimidade - do homem por trás de sua lenda. Com acesso especial ao arquivo da KGB sobre Nureyev, as revelações aqui contidas são bombásticas. Como bombástica foi a receptividade desta biografia nos países de língua inglesa e, mais recentemente, também na França.

Seguindo seus passos através da Europa, da América e da Rússia, Peter Watson entrevistou diversos amigos, colegas e amantes de Nureyev, revelando aspectos fascinantes de sua infância difícil, seu exílio, seu relacionamento com Margot Fonteyn, sua exuberante homossexualidade e, sobretudo, sua arrebatadora paixão pela dança. O resultado é o mais sensível, envolvente e completo retrato de Nureyev já escrito.

"Rudolf Nureyev formou um par memorável com Margot Fonteyn, ela tinha quase o dobro de sua idade.
 Dançaram juntos pela primeira vez em 1962 "Giselle". Assista um trecho abaixo"




VIDA E PALCO Cecilia Kerche


Cecilia Kerche é hoje uma das bailarinas com maior reconhecimento internacional. Toda sua trajetória é retratada na sua primeira fotobiografia Vida e Palco Cecilia Kerche, que homenageia os 20 anos de carreira internacional desta grande bailarina.

São mais de 150 fotos, em 180 páginas que passeiam por ballets como Giselle, A Bela Adormecida, O Lago dos Cisnes, entre outros, com histórias de backstage contadas por Felipe Cruz e um hardcover singular registrado no olhar ímpar das lentes de Henrique Pontual. Grandes fotógrafos, bailarinos, corpos de baile de relevância em diversos lugares do mundo, momentos únicos, várias lentes, agora perpetuados por vários olhares.

Através de uma grande bailarina um livro pulsa a dança e respira arte.  

Tarde de autógrafos com Cecilia Kerche
"Veja Cecília fazendo a variação feminina de Don Quixote, maravilhosa!"