SEJA BEM VINDO!!! MARHABAN!!!

BALLET DE REPERTÓRIO

"Nessa página você encontra alguns Ballets de Repertório que fazem parte das minhas pesquisas e da minha coleção. Vale a pena conferir!!!"


PAS DE QUATRE
Ballet divertissement


Música: Cesare Pugni 
Coreografia: Jules Perrot
Estréia: julho de 1845 no Majestys Theatre - Londres

História
          
          Na noite em que estreou, ele causou uma sensação entre os críticos e o público. A razão para isso, foi ter reunido no mesmo palco as quatro maiores bailarina da época. As bailarinas foram - na ordem de aparição - Lucile Grahn, Carlota Grisi, Fanny Cerrito e Marie Taglione. A ordem da apresentação foi definida pela idade, da mais jovem para a mais velha, evitando assim confronto entre elas. O elenco original de Pas de Quatre só se apresentou quatro vezes. A Rainha Victoria e o Príncipe Albert estavam presentes na terceira apresentação, que aconteceu em 12 de julho de 1845. 
          A quinta grande bailarina romântica da época, Fanny Elssler, foi convidada para participar do elenco, mas se recusou. A jovem Lucile Grahn aceitou sem hesitação.
          Pas de Quatre capturou a essência do estilo romântico, as bailarinas dançaram com leveza, delicadeza e elegância. Os passos exigiam que cada área da técnica do ballet clássico fosse executada. Estas áreas incluíam movimentos de Adagio, Petit Allegro, Grand Allegro, agilidade dos pés, mudanças graciosas de posição e movimentos elegantes e fluidos dos braços, que se transformaram na assinatura de Pas de Quatre. Cada bailarina teve uma variação individual, executada entre a abertura e o final do ballet, onde apareciam dançando juntas. Estas variações foram coreografadas para que cada uma pudesse mostrar suas melhores características.
          Quase cem anos depois, em 1941, o Ballet foi remontado pelo coreógrafo Anton Dolin. As bailarinas que ele usou foram - na ordem de aparição - Nathalie Krassovska, Mia Slavenska, Alexandra Danilova e Alicia Markova. Desde então, muitas companhias e bailarinas vem reapresentado essa obra.  
          
(Fonte: Wikepedia/Tradução:Carla Gomes)
           
Litografia de AC Chalon - Carlotta Grisi (à esquerda), Marie Taglione (no centro),
Lucille Grahn (à direita atrás) e Fanny Cerrito (à direita na frente).  




A BELA ADORMECIDA
Ballet em três atos, cinco cenas e prólogo


Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky
Coreografia: Marius Petipa
Estréia: 05/01/1890 no Teatro Mariinsky de São Peterburgo - Rússia

História


          A história tem início com o batizado da princesa Aurora, para a qual foram convidadas todas as fadas, madrinhas do bebê. Porém no meio da festa, quando as fadas madrinhas dançavam em volta do berço, admirando a beleza da menina, aparece uma nuvem negra, anunciando a chegada de Carabosse, uma fada que estava furiosa por não ter sido convidada. A fada, muito irritada, não perdoa o esquecimento do rei. Apesar disso, resolve entregar seu presente à pequena princesa Aurora: um fuso, objeto pontudo, como se fosse um grande alfinete. A princesa cresceria forte e feliz, mas se fosse espetada pelo fuso, morreria. Todos ficaram muito tristes, porém a fada Lilás prometeu que a princesa não morreria, mas dormiria um sono profundo, de cem anos. Somente despertaria com o beijo de um príncipe.
          Após quinze anos, na festa de aniversário de Aurora, na qual ela escolheria seu futuro marido, uma das convidadas lhe ofereceu um presente: um fuso de ouro, no qual Aurora, de forma descuidada, se espetou. Essa convidada era Carabosse, disfarçada. Assim, a promessa se cumpre e Aurora, bem como todo seu reino, adormecem por cem anos. O tempo passa e todos continuaram dormindo no castelo, cercado por uma grande floresta qua a fada Lilás fez crescer para escondê-lo.
          Em outro reino muito distante, morava o príncipe Florimund que, ao saber da história de Aurora, resolve salvá-la. O príncipe, ao ver Aurora, encanta-se com sua beleza, maior na realidade que em seu sonho, beija o seu rosto, a princesa se desperta aos poucos. O feitiço termina e os dois se casam numa festa maravilhosa que eterniza seu amor.

Adagio da Rosa


COPPÉLIA
Ballet em três atos


Música: Léo Delibes
Coreografia: Saint-Léon
Estréia: 25/05/1870 no Théâtre Imperial de L'Opéra de Paris

História

          A história se inicia em Cracóvia. Swanilda está enciumada, pois seu noivo Franz está apaixonado pela suposta filha de um fabricante de bonecos, Dr. Coppelius. Porém, Coppélia é apenas uma boneca que mexe a cabeça e manda beijos. Desse modo, Swanilda vê Franz encantado e mandando beijos para Coppélia. Ela o surpreende e ameaça romper o noivado. Numa distração o Dr. Coppélius deixa a chave de sua loja cair. Aproveitando-se da distração, Swanilda pega a chave e chama suas amigas para entrar na loja de brinquedos.
          Ao entrarem na loja começam a brincar com todos os bonecos e logo percebem que Coppélia é uma boneca de corda. No meio da algazarra, Dr. Coppélius chega. Ao ver a cena, fica muito bravo e coloca todas para fora. Entretanto, Swanilda resolve pregar uma peça no velhinho, veste as roupas da boneca e assume seu lugar. Nessa hora Franz entra atrás de Coppélia, então o Dr. Coppélius tenta realizar seu sonho: transferir a vida de alguém para que a boneca se torne realmente humana. Ele força Franz beber até ficar embriagado. Swanilda, por um breve período, entra na brincadeira, fingindo ser a boneca, mas logo fica preocupada e resolve revelar sua verdadeira identidade. Dr. Coppélius desmaia e, nesse tempo, a dupla foge. No final, Franz e Swanilda se casam numa linda festa de celebração do sino da Igreja. Todos ficam felizes, até mesmo o Dr. Coppélius.  



O LAGO DOS CISNES
Ballet em quatro atos


Música: Pyotr Ilyich Tchaikovsky
Coreografia: Julies Reisinger (1° versão), Petipa / Ivanov   
Estréia: 20/02/1877 no Teatro Bolshoi, em Moscou

História 

          Dia do vigésimo primeiro aniversário do Príncipe Siegfried. Nos jardins do palácio os amigos reunem-se para felicitá-lo. Clima de alegria geral; todos dançam. Destaque para o solo do Bobo da Corte. Chega a rainha e presenteia o filho com uma besta. Lembra-lhe de suas responsabilidades, agora que atingiu a maioridade. Entre elas a de escolher uma noiva. A rainha se retira anunciando que na noite seguinte haverá um baile, oportunidade em que o Príncipe apresentará sua eleita. Cai a noite e Siegfried sai com os amigos para uma caçada.
          Às margens de um lago iluminado pelo luar. Siegfried entra à frente dos caçadores, mas pede que o deixem só. Subitamente, aproxima-se um belo cisne. Ele ergue a besta e faz pontaria. Para sua surpresa, a ave transforma-se em uma bela moça, que se apresenta como Princesa Odette. Conta-lhe que ela e suas amigas foram vítimas de um feitiço de Von Rothbart, que as transformou em cisnes. Somente à noite elas podem assumir a forma humana, ainda assim sob severa vigilância do mago. Odette diz ao Príncipe que o feitiço só pode ser quebrado por um jovem que nunca tenha sido comprometido e que lhe jure eterno amor. Apaixonado, Siegfried ergue os dedos e faz a jura. Quando Rothbart entra, Odette implora que ele não faça mal ao Príncipe. Odette lembra a Siegfried do baile do dia seguinte, prevenindo-o que Rothbart tentará de tudo para fazê-lo romper o juramento. O Príncipe a tranquiliza. Odette e os cisnes se vão. Siegfried fica só e perdidamente apaixonado.
          O baile: todos guardam o momento em que o Príncipe escolherá sua noiva. Entram os convidados e as princesas pretendentes, uma de cada país: Hungria, Rússia, Espanha, Itália e Polônia. Elas são anunciadas por danças características de cada um dos países. O Príncipe dança com todas, mas vê-se que seu coração está bem distante. Surgem, inesperadamente, Rothbart - naturalmente disfarçado - e Odile. Ele enfeitiça o Príncipe, que confunde a bela jovem com sua amada. Siegfried declara seu amor pela jovem, e Rothbart faz com que ele jure. Surge uma visão de Odette e o Príncipe percebe que foi iludido. Rothbart está vitorioso. Em desespero, Siegfried sai no encalço de Odette.
          É noite. As jovens sob o encanto dançam tristemente. Abatida, Odette prepara-se para enfrentar a morte. Siegfried a encontra, explica o engano e pede-lhe perdão. As jovens ficam assustadas com a tempestade provocada por Von Rothbart. Siegfried protege Odette e comunica-lhe sua decisão de morrer com ela. A entrega pura do Príncipe quebra o sortilégio. Fim da tempestade. Siegfried e Rothbart lutam. Enfraquecido, o feiticeiro morre. O amor quebrou o encantamento maligno. Surge a aurora; o sol brilha radiante sobre o Príncipe e Odette e sobre as donzelas resgatadas por Siegfried. 

(Fonte: Programa Kirov 2011)

Grand Pas de Deux do Cisne Negro

Um comentário:

  1. OI , MEU NOME É BEATRIZ BALIM MORO EM BAGÉ NO RIO GRANDE DO SUL, TENHO VERDADEIRA PAIXÃO PELA DANÇA .NÃO PUDE NUNCA ENTRAR EM UMA ESCOLA QUANDO ERA JOVEM, MAS AGORA TENHO UMA FILHA LINDA QUE ESTA COM DOZE ANOS E SE CHAMA BRUNA. POR SORTE ELA HERDOU DE MIM A MESMA PAIXÃO PELA DANÇA,POIS ELA FAZ BELLET DESDE OS SEIS ANOS, NO INSTITUTO MUNICIPAL DE BELAS ARTES ( IMBA) . VAMOS A VÁRIOS FESTIVAIS E ESTAMOS SEMPRE PROCURANDO LIVROS ,DVDS E TUDO QUE FALE DE DANÇA E TUDO RELACIONADO A ESTA ARTE ENCANTADORA. ACHAMOS, MARAVILHOSA SUA ESCOLA E SEUS EVENTOS SÃO DE MAIS ,PARABÉNS CONTINUE LEVANDO ESTA MAGIA A TODOS OS CORAÇÕES DE SEUS ALUNOS. UM ABRAÇO

    ResponderExcluir