SEJA BEM VINDO!!! MARHABAN!!!

BAILARINAS EGÍPCIAS

Nessa página você encontra um pouquinho sobre a vida de algumas Bailarinas Egípcias (ou não) que fizeram parte da história e da evolução da Dança do Ventre. Bailarinas que marcaram época e que sem dúvida, é importante estudar. Aproveitem!!!


Shafiqa (ou Chafiqa) Al-Qibtiyya



               Shafiqa Al-Qibtiyya também conhecida como Shafiqa de Copta, nasceu no ano de 1851 em Shobra, subúrbio do Cairo. Sua família era modesta e conservadora, e ficou escandalizada quando Shafiqa começou a pensar em dançar. Seus pais morreram quando ela ainda era jovem. Depois que se casou, viveu sob circunstâncias difíceis e tentou melhorar de vida dançando em nightclubs.
                Era estudante da primeira dança oriental egípcia de "Shooq". Sua primeira performance foi num festival folclórico. Com a morte de Shooq, se tornou a bailarina mais famosa do Egito a ponto dos fãs jogarem moedas de ouro a seus pés. Entre seus admiradores estavam alguns ministros e pessoas influentes.
                Ela era muito bonita e talentosa, virou uma lenda na década de 20. Alcançou a fama por dançar no nightclub "El Dorado", e foi a primeira bailarina a se apresentar com candelabro.
                Este período marcou o início da era das bailarinas famosas no Egito. As bailarinas bem sucedidas abriam seu próprio salah (clubes), Shafiqa também abriu o seu chamado "Alf Leyla" (Mil e Uma Noites). Ficou extremamente rica, mas seu sucesso não trouxe só dinheiro, ela gastava muito. Infelizmente tornou-se viciada em cocaína e morreu desamparada em 1926.
                Os trajes de dança de Shafiqa, não eram os mesmos utilizados pelas bailarinas da década de 30.
                Sua vida foi retratada no filme "Chafiqa Al-Qibtiyya" de 1963 dirigido por "El Hassan Imam". Até este momento, o filme permanece entre os 100 mais importantes da história do cinema egípcio.

           
Assista um trecho do filme onde uma bailarina representando Shafiqa dança com Candelabro, e reparem no final do vídeo os homens lavando seus pé com Champagne.


E para quem tiver coragem, aqui está o Filme. Em árabe e sem legenda, claro...



Página ainda em construção...