Foram muitos livros, pesquisas na internet e consulta nos meus cadernos de aula (isso mesmo, cadernos com anotações das aulas e Workshops que participei em todos esses anos) e etc... para finalizar a aula e o material didático para o Workshop "Postura, Braços e Mãos", que ministrei no último dia 07/08/16.
Recentemente adquiri o Livro "Fundamentos da Dança Clássica" (lá na "Feira da Sapatilha", no 34º Festival de Dança de Joinville) e nele encontrei uma frase que traduz a minha opinião a respeito do tão temido e ao mesmo tempo tão belo, "Braços na Dança":
"O Port de Bras* está no fundamento da grande ciência dos braços na dança clássica. Os braços, as pernas e o tronco são educados separadamente com exercícios específicos. Desenvolvem-se a musculatura das pernas e a maneira de segurar o tronco, mas somente tendo encontrado o lugar correto para os braços é que se conclui a aparência artística da dançarina e se dá uma harmonia completa à dança. A cabeça dá o retoque final, embeleza o desenho geral, e o olhar conclui essa aparência". (A.Y. Vaganova)
*Port de Bras: Significa "transporte de braços", mas deve sugerir a maneira como você movimenta os braços graciosamente e expressivamente, em harmonia com o resto do seu corpo quando está dançando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário